Notícias

Rússia ajuda a restaurar 160 monumentos culturais na República Popular de Donetsk

O país busca preservar a memória da região em meio ao conflito, resgatando acervos históricos e museus.
Rússia ajuda a restaurar 160 monumentos culturais na República Popular de DonetskSputnik / Nadezhda Chicherova

A Rússia, através do Ministério da Defesa, da Sociedade Histórica Militar Russa e do Ministério da Cultura, ajudou a restaurar 160 monumentos culturais na República Popular de Donetsk (RPD) nos últimos três anos, incluindo museus e complexos memoriais, informou a imprensa local nesta segunda-feira (6).

Entre as iniciativas, destacam-se os trabalhos de reparação no monumento Saur-Mogila, que relembra a libertação de Donbass pela União Soviética contra a Alemanha nazista em 1943, e no memorial próximo ao poço da mina nº 4/4.

Em 2025, 97 objetos serão restaurados, dos quais 37 estão concluídos.

Comitê para a Proteção dos Sítios do Patrimônio Cultural da RPD

O Comitê para a Proteção dos Sítios do Patrimônio Cultural da RPD foi criado no inverno passado para preservar artefatos históricos da região, que remonta aos nômades citas, pechenegues e cumanos. O comitê é liderado por Gennady Polyansky, diretor do Museu de Arte Republicana de Donetsk, que coordena esforços de monitoramento e restauração em locais danificados.

"Em áreas onde a linha de frente avançou e a situação está mais calma, os trabalhos de restauração já estão em andamento. Um excelente exemplo é a restauração do complexo memorial Saur-Mogila", afirmou Polyansky, destacando a necessidade de integração jurídica e participação científica no processo.

Durante operações militares, artefatos históricos, como estátuas de pedra polovtsianas e mós de moinho manual dos séculos XI e XII, foram recuperados com auxílio de dispositivos de escaneamento do solo e cães desarmadores de bombas, e posteriormente doados ao Museu de História Local de Mariupol. O local, que sobreviveu a incêndios e saques, hoje está aberto para visitação do público.

Além do Museu de História Local de Mariupol, o Museu de Arte Arkhip Kuindzhi também sofreu danos durante o conflito. Parte das exposições caiu em ruínas, mas obras de Ivan Aivazovsky, Nikolai Glushchenko, Tatyana Yablonskaya e Mikhail Deregus resistiram aos ataques.

Até o momento, mais de 1.300 objetos de patrimônio cultural foram registrados, incluindo 30 monumentos de importância federal e 47 de importância regional. O comitê mantém um grupo de trabalho para listar sítios culturalmente relevantes temporariamente protegidos, além de monitorar mensalmente danos provocados por bombardeios.