Em telefonema com Netanyahu, Putin reitera 'posição inabalável' da Rússia sobre questão palestina

Moscou apoia a existência de um Estado palestino soberano há décadas.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou por telefone com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta segunda-feira, informou o Kremlin.

Segundo comunicado oficial, os dois líderes discutiram, em detalhes, os acontecimentos atuais no Oriente Médio, incluindo o plano apresentado por Donald Trump para a Faixa de Gaza. Nesse sentido, Putin ''reafirmou a posição inabalável da Rússia em favor de uma solução abrangente para a questão palestina, baseada nos fundamentos do direito internacional já estabelecidos''.

Durante a conversa, também foram discutidos outros temas regionais. Em particular, ''foi manifestado interesse em buscar soluções de negociação para a situação em torno do programa nuclear iraniano e na continuação da estabilização na Síria''.

Vale lembrar que, nos últimos dias, foram reintroduzidas sanções contra o Irã em razão de seu programa nuclear, apesar dos esforços diplomáticos de Pequim e Moscou no Conselho de Segurança da ONU.

Netanyahu também parabenizou Putin pelo seu aniversário, celebrado em 7 de outubro, enquanto o presidente russo ''parabenizou Benjamin Netanyahu e o povo israelense pela chegada do feriado judaico de Sucot''.