Trump promete se reunir com Lula em breve, e diz: 'nossos países vão se dar muito bem juntos'

O presidente dos EUA afirmou ter conversado sobre ''muitos assuntos'' com seu homólogo brasileiro.

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que conversou por telefone com seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, nas últimas horas desta segunda-feira (6), classificando o diálogo como ''muito bom''.

''Nesta manhã, tive um telefonema muito bom com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitas coisas, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países'', escreveu Trump na plataforma Truth Social.

Na sequência, o mandatário acrescentou: teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro próximo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da ligação — Nossos países vão se dar muito bem juntos!''.

Mais cedo, o Planalto havia divulgado outros detalhes sobre o telefonema. Segundo comunicado oficial, o diálogo foi conduzido em ''tom amistoso'' e durou cerca de 30 minutos, com ambos os líderes reiterando a ''boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU''. 

De acordo com a nota, Lula também lembrou Trump de que o Brasil é um dos três únicos países do G20 que possuem déficit comercial com os EUA, e nesse sentido, solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta sobre produtos brasileiros, além do fim das sanções aplicadas contra certas autoridades.