Notícias

Lula e Trump conversaram por videoconferência nesta segunda-feira, afirma O Globo

Segundo o veículo, a conversa entre os dois presidentes durou cerca de meia hora.
Lula e Trump conversaram por videoconferência nesta segunda-feira, afirma O GloboGettyimages.ru / Wagner Meier / Win McNamee

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump conversaram nesta segunda-feira (6) por cerca de meia hora, por meio de videoconferência, informou a TV Globo, acrescentando que o encontro começou às 10h30, no horário de Brasília.

''Lula conversou com Trump do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Sidônio Palmeira (Secom)'', precisou o veículo.

Por volta das 11h, Haddad declarou a jornalistas que um comunicado com mais detalhes sobre o encontro seria divulgado nas próximas horas. Ele se limitou a dizer que a conversa foi "positiva" do ponto de vista econômico, segundo o portal Poder360.

Relembre:

Os dois presidentes se encontraram brevemente à margem da 80ª Assembleia Geral da ONU, em setembro. Na ocasião, ambos surpreenderam o público ao afirmar, em meio a uma crise diplomática e a tentativas norte-americanas de interferência na soberania brasileira, que houve uma "química" entre eles.

À época, Lula afirmou que torcia para que seu relacionamento com Trump desse certo, ressaltando que Brasil e Estados Unidos são as duas maiores economias e democracias do continente e que "não há motivo" para que os dois países vivam em conflito.

Durante seu discurso principal no plenário do evento, Trump afirmou que havia concordado em conversar com seu homólogo brasileiro na semana seguinte.

Desde então, tornou-se consenso entre os veículos de imprensa que os dois líderes conversariam em breve: primeiro por ligação ou videoconferência, e depois pessoalmente, em um local ainda a ser definido, que poderia variar da Malásia à Casa Branca.