Notícias

Saiba quais os impactos negativos dos dispositivos digitais na saúde e como minimizá-los

Especialistas explicaram à RT como os dispositivos digitais afetam a saúde humana.
Saiba quais os impactos negativos dos dispositivos digitais na saúde e como minimizá-losGettyimages.ru / Jaap Arriens / NurPhoto

Nos dias atuais, smartphones, entre outros aparelhos digitais, são ferramentas não apenas de trabalho, mas para entretenimento e estudo. O aumento do seu uso, no entanto, pode ter efeitos negativos na saúde, desde perda de visão até doenças do aparelho locomotor.

Em entrevista à RT, os médicos do canal de televisão "Doctor", Svyatoslav Krupinin e Ekaterina Klishchenko, explicaram como minimizar os efeitos negativos desses aparelhos para o organismo, esclarecendo quais os reais malefícios dos smartphones.

Perguntado se existe um consenso médico sobre o efeito negativo dos smartphones no corpo humano, Svyatoslav respondeu que ainda não há evidências conclusivas sobre a relação entre a absorção da radiação eletromagnética emitida pelos smartphones e o desenvolvimento de câncer, apesar de as pesquisas sobre o tema continuarem.

Por outro lado, ele afirmou que existem efeitos adversos do uso de smartphones comprovados, como a piora na qualidade do sono e tensão visual ao trabalhar por muito tempo com a tela, o que pode ser evitado com medidas simples, como afastar o smartphone da cama durante o sono, não usar o dispositivo enquanto ele estiver conectado ao carregador e, durante conversas telefônicas, utilizar um fone de ouvido para reduzir o nível de radiação direcionado à cabeça.

Para reduzir a denominada "síndrome visual computacional", relacionada ao efeito da luz azul emitida pela tela que pode causar dores de cabeça, olhos secos e diminuição da acuidade visual, ele recomendou manter o smartphone a uma distância de 30 a 40 cm do rosto, ajustar o brilho e o tamanho da fonte de forma que a imagem seja facilmente legível, fazer pausas a cada 20 minutos ao usar o telefone, piscar com maior frequência e usar uma película protetora fosca para reduzir reflexos e cintilação.

Como os smartphones afetam a postura corporal?

Uma carga excessiva no pescoço é gerada quando olhamos constantemente para o celular, inclinando a cabeça. Para Svyatoslav, o uso prolongado de smartphones pode causar distúrbios no aparelho locomotor. A tensão gerada por não se movimentar pode deixar o indivíduo corcunda e causar dor no pescoço e, com o tempo, osteocondrose cervical.

O "pescoço de texto" é um dos problemas mais comuns relacionados à postura, que se desenvolve devido à inclinação constante da cabeça para a frente, o que causa uma tensão excessiva nos músculos do pescoço e das costas. Além disto, o uso prolongado de smartphones pode causar  a síndrome do "dedo do smartphone", uma inflamação dos tendões do punho e do polegar causada por movimentos repetitivos ao digitar e rolar a tela.

Sobre a síndrome da "cabeça baixa", que debilita a capacidade de levantar a cabeça e mantê-la ereta, Ekaterina Klishchenko esclareceu que se trata-se de uma condição rara e perigosa, associada a uma patologia grave dos músculos flexores do pescoço, causada por doenças do sistema nervoso ou dos músculos, e não apenas pelo uso de dispositivos eletrônicos.

Para evitar tais problemas, Ekaterina recomendou dosar o uso dos smartphones, especialmente se você desempenha um trabalho sedentário, se distraindo da tela e levantando-se de vez em quando para fazer um pequeno aquecimento.