
Moscou: Berlim ainda não descobriu quem explodiu Nord Stream e já acusa Rússia de lançar drones

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou no domingo (5) as declarações do chanceler alemão Friedrich Merz sobre a suposta ligação da Rússia com o aparecimento de drones nos céus da Alemanha.
Em entrevista ao Izvestia, Zakharova declarou que a Alemanha ainda não resolveu a situação em torno da sabotagem do gasoduto Nord Stream, ocorrida em setembro de 2022, enquanto já faz acusações precipitadas sobre a questão dos drones.

"Berlim ainda não solucionou o caso do Nord Stream; eles ainda não sabem quem o explodiu. A investigação sobre os drones provavelmente só será concluída no próximo século", ironizou.
Na última quinta-feira (2), o Aeroporto Internacional de Munique suspendeu voos após avistamentos de vários drones nas proximidades, sendo fechado novamente na sexta-feira pelo mesmo motivo. A polícia alemã prendeu um cidadão croata de 41 anos por pilotar um drone perto do Aeroporto de Frankfurt am Main, alegando que ele queria "testar brevemente seu novo dispositivo", e agora está sujeito a uma multa pesada.
Merz, por sua vez, culpou Moscou pelo incidente, afirmando que a frequência das "invasões" no espaço aéreo europeu é sem precedentes.
O que é o Nord Stream e como funcionam os principais gasodutos da Rússia para a Europa? Saiba mais aqui.
