'Você é sempre tão negativo, p***a', diz Trump a Netanyahu em conversa tensa – Axios

Segundo o portal Axios, o presidente norte-americano estaria insatisfeito com a postura do premiê israelense após o Hamas ter aceitado sua proposta de paz para a Faixa de Gaza.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tiveram uma conversa tensa após o Hamas aceitar a proposta americana de paz para Gaza. Segundo fontes ouvidas pelo portal Axios, Trump considerou a resposta do grupo uma boa notícia e cobrou de Netanyahu uma postura mais positiva.

"Não sei por que você é sempre tão negativo, p***a. Isto é uma vitória. Aceite", teria dito o presidente.

Na resposta oficial, o grupo afirmou estar disposto a libertar todos os reféns em troca do fim do conflito e da retirada completa das forças israelenses, mas pediu negociações sobre detalhes do plano. Netanyahu, porém, considerou o posicionamento uma rejeição e defendeu coordenar com Washington a resposta de Israel.

Após a ligação, Trump divulgou um comunicado pedindo que Israel suspendesse ataques aéreos em Gaza. Embora a assessoria do premiê tenha afirmado que ambos estão alinhados, autoridades americanas relataram ao Axios que a conversa foi "dura e firme".

As conversas entre as partes devem começar na segunda-feira (6), no Egito, com a presença dos enviados americanos Steve Witkoff e Jared Kushner.