
Presidente do PT reafirma que Trump é fascista: 'Não recuo um milímetro'

O presidente do PT, Edinho Silva, reafirmou nesta semana a classificação do presidente dos EUA, Donald Trump, como "fascista", apesar dos sinais de reaproximação entre Washington e Brasília.

Em entrevista à Folha de S.Paulo na sexta-feira (3), o ex-prefeito de Araraquara (SP) disse ver nas ações do presidente dos Estados Unidos traços do fascismo histórico, como autoritarismo, perseguição a minorias e ambições de expansão territorial.
Ele mencionou declarações recentes sobre anexações de territórios, a repressão a protestos antirracistas e o tratamento dado a imigrantes da América Central. Segundo Edinho, as políticas tarifárias de Trump configuram uma guerra econômica global.
"Não recuo um milímetro da minha caracterização do Trump", afirmou.
Questionado pelo jornalista da Folha, que insistia em fazer comparações entre Trump e o presidente russo Vladimir Putin, Edinho apontou as diferenças. Destacou que Putin não persegue imigrantes nem grupos específicos e defendeu soluções negociadas para conflitos internacionais, em contraste com a postura que atribui ao americano.
"Eu não vejo o Putin perseguindo imigrantes, não tem nada semelhante do ponto de vista da perseguição a povos diferentes", afirmou.
