
Atletismo Paralímpico do Brasil ganha título de campeão mundial pela primeira vez na história

O atletismo paralímpico brasileiro conquistou, neste domingo (5), o título de maior potência mundial da modalidade pela primeira vez na história, durante o Campeonato Mundial em Nova Delhi, na Índia.
A delegação contou com 50 atletas, todos apoiados pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Brasil, que encerraram a competição com 15 medalhas de ouro, 20 de prata e nove de bronze, totalizando 44 pódios.
O desempenho brasileiro superou a China, que conquistou 52 medalhas, mas apenas 13 ouros, e vinha dominando a modalidade há décadas. O Brasil já havia ficado em segundo lugar nas três edições anteriores do mundial, realizadas em Kobe (2024), Paris (2023) e Dubai (2019).O resultado também superou a performance do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, quando a equipe conquistou 36 medalhas, sendo dez ouros.

O país acumula 348 medalhas na história dos mundiais de atletismo paralímpico: 122 ouros, 110 pratas e 116 bronzes. Durante toda a competição, iniciada em 27 de setembro, os brasileiros subiram ao pódio diariamente, incluindo seis medalhas no último dia de provas.
Os atletas da delegação representam 18 estados do país, sendo: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará, Piauí, Maranhão, Acre, Rondônia e Amapá.
