'Aniquilação total': Trump ameaça o Hamas caso grupo não aceite ceder o poder em Gaza

Transferência de poder de controle do território para autoridades palestinas está prevista no acordo de paz proposto pela Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (5) que enfrentará diretamente o Hamas caso o grupo se recuse cumprir uma das partes do acordo de paz que prevê o fim do controle da Faixa de Gaza pela organização. A declaração foi feita com exclusividade à CNN.

Quando questionado sobre o que acontecerá com o Hamas caso o grupo continue no poder no enclave palestino, Trump respondeu: "Aniquilação completa!"

O presidente disse ainda que "apenas o tempo dirá" se o grupo palestino de fato aceitou de fato o plano proposto por ele e afirmou que o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, está totalmente a favor de um cessar-fogo.

Em 29 de setembro, a Casa Branca anunciou um pacote de medidas que encerrariam o conflito. O documento, composto por 20 pontos, prevê o "fim imediato da guerra se ambos os lados concordarem".

Entre as condições, o documento menciona a retirada das tropas israelenses de Gaza e propõe a criação de um governo temporário e neutro, formado por "palestinos qualificados e especialistas internacionais". O plano também indica que Israel não ocupará nem anexará o território.