Pyongyang adverte Washington por ignorar suas preocupações com a segurança

Kim Jong-un enfatizou a necessidade de continuar fortalecendo as defesas do país diante da presença militar americana na península coreana.

O líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, advertiu que seu país será obrigado a tomar "medidas técnico-militares" para neutralizar as ameaças se os EUA continuarem reforçando sua presença militar na região.

Na inauguração da exposição militar "Desenvolvimento da Defesa Nacional-2025", realizada em Pyongyang, o líder enfatizou a necessidade de continuar fortalecendo o potencial defensivo do Estado. Ele indicou que a "aliança nuclear" entre Washington e Seul, juntamente com suas manobras conjuntas na península coreana, representam uma séria ameaça à segurança de seu país e de outros na região.

"O aumento das Forças Armadas dos Estados Unidos tem como objetivo fundamental facilitar um ataque preventivo ao inimigo em momentos de emergência", declarou, citado pela agência estatal KCNA.

Nesse sentido, ele alertou que, se os EUA continuarem expandindo sua presença militar na região e ignorando as preocupações de segurança das nações da área, o país responderá com medidas militares e técnicas com o objetivo de "eliminar as novas ameaças e manter o equilíbrio de forças".