
Ucrânia 'não está preparada para a UE', afirma líder do partido vencedor das eleições na República Tcheca

O ex-primeiro-ministro da República Checa, Andrej Babis, cujo partido venceu as eleições neste sábado, afirmou que a Ucrânia "não está preparada" para aderir à União Europeia, mas garantiu que seu país está disposto a ajudar o regime de Kiev.
"Eles não estão preparados para a UE [...] Primeiro, precisam pôr fim à guerra e, claro, podemos cooperar com a Ucrânia, mas ela não está preparada para a UE", declarou Babis, respondendo a perguntas de um meio de comunicação ucraniano.

Babis indicou que a República Tcheca continuará apoiando a Ucrânia, mas por meio dos mecanismos da UE. "Estamos ajudando a Ucrânia por meio da UE. A UE está ajudando a Ucrânia, e isso é feito dentro do orçamento europeu, para o qual contribuímos com uma grande quantia de dinheiro, e é assim que continuaremos ajudando", explicou.
Além disso, Babis revelou o futuro da iniciativa checa sobre munições, que surgiu em 2024 com o objetivo de fornecer projéteis de grande calibre a Kiev para ajudar seus soldados durante a suspensão da ajuda americana. O político afirmou que a iniciativa checa "deveria ser organizada pela OTAN".
