Uma pesquisa do jornal americano The Washington Post revelou que a maioria dos judeus nos Estados Unidos está insatisfeita com o governo de Benjamin Netanyahu e com condução da guerra em Gaza.
De acordo com o levantamento, 68% avaliam negativamente a liderança do primeiro-ministro israelense, e quase metade (48%) considera sua gestão "ruim".
Mesmo com críticas ao governo, 94% dos entrevistados culpam o grupo Hamas por crimes de guerra contra os israelenses. A comunidade judaica, porém, está dividida quanto às ações militares de Israel em Gaza: 46% aprovam e 48% desaprovam.
Muitos judeus afirmaram ter apoiado a ofensiva inicialmente, mas recuaram diante da escalada da violência e do prolongamento do conflito.
Apesar das divergências, 76% dos judeus americanos consideram a existência de Israel essencial para o futuro do povo judeu, e 58% dizem se identificar com os israelenses.
A pesquisa apontou ainda que o distanciamento entre judeus americanos e uma liderança israelense mais conservadora vem se ampliando.
O estudo mostrou também que 60% dos judeus dos EUA defendem a continuidade da ajuda militar americana a Israel. Fora do contexto da guerra, 47% avaliam o apoio dos EUA como adequado, enquanto 32% o consideram excessivo, percentual que vem crescendo nos últimos anos, segundo o jornal.
Realizada entre 2 e 9 de setembro, a pesquisa ouviu 815 judeus americanos e tem margem de erro de 4,7 pontos percentuais para mais ou para menos.