Trump publica mapa de retirada de Israel de Gaza e diz que fim do conflito depende do Hamas

Presidente afirma que cessar-fogo será imediato com confirmação do Hamas e prevê nova fase de retirada.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (4) que Israel aceitou uma linha inicial de retirada na Faixa de Gaza, definida após negociações conduzidas com mediação norte-americana.

Segundo ele, o plano já foi compartilhado com o Hamas e está pronto para ser implementado assim que o grupo confirmar a proposta.

"Após negociações, Israel concordou com a linha de retirada inicial, que mostramos e compartilhamos com o Hamas. Quando o Hamas confirmar, o cessar-fogo será imediatamente efetivo, a troca de reféns e prisioneiros terá início e criaremos as condições para a próxima fase de retirada, o que nos aproximará do fim desta catástrofe de 3 mil anos", escreveu Trump em sua rede social.

A publicação foi acompanhada por um mapa que mostra uma linha de retirada ao longo da Faixa de Gaza. A imagem destaca áreas como Gaza City, Khan Younis, Rafah e Beit Lahia, conectadas por corredores marcados que indicam possíveis zonas de movimentação das tropas israelenses.

O plano faz parte de uma proposta mais ampla divulgada por Trump em setembro, que prevê cessar-fogo imediato, início da libertação de reféns em até 72 horas, além de negociações para trocas de prisioneiros e retirada progressiva das forças de Israel.

Fontes do governo israelense, citadas por veículos internacionais, indicam que Israel está pronto para iniciar a primeira fase da proposta, embora nenhuma movimentação militar estivesse em curso até este sábado (4).