
Trump revela qual será a punição por queimar a bandeira dos EUA

Qualquer pessoa que queimar a bandeira americana será imediatamente presa e punida com um ano de prisão, afirmou o presidente Donald Trump na sexta-feira, referindo-se ao seu decreto executivo de 25 de agosto de 2025 sobre desrespeito à bandeira.

"À ICE, à Patrulha de Fronteira, às autoridades policiais e a todas as forças armadas dos EUA: De acordo com meu decreto executivo de 25 de agosto de 2025, informo que, a partir de agora, qualquer pessoa que queimar a bandeira americana estará sujeita a um ano de prisão. Você será imediatamente preso. Obrigado pela atenção a este assunto!"
O decreto não estabelece novas medidas de responsabilização, mas resume-se a instruir o Departamento de Justiça a dar prioridade ao julgamento de tais atos, dentro dos limites da legislação vigente e da Constituição. Nota-se que a queima de bandeira é protegida pela Primeira Emenda, conforme decisões da Suprema Corte, o que pode limitar a aplicação prática.
A porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, afirmou que o presidente Trump não permitirá que a bandeira americana seja usada para incitar a violência. Ela enfatizou que ele defenderá a Primeira Emenda, mas adotará uma política rígida para prevenir o crime e o caos.
