Notícias

Tesouro dos EUA anuncia moeda comemorativa com imagem de Trump para 250º aniversário

A moeda de US$ 1, com perfil de Trump na face e ele com punho erguido no verso (inspirado em foto pós-atentado), homenageia o 250º aniversário da independência; legislação atual proíbe imagens de pessoas vivas, gerando controvérsia.
Tesouro dos EUA anuncia moeda comemorativa com imagem de Trump para 250º aniversárioDepartamento do Tesouro dos Estados Unidos

Os Estados Unidos planejam lançar uma moeda de US$ 1 com a imagem do presidente eleito Donald Trump, em homenagem ao 250º aniversário da independência, anunciou Steve Guest, assessor de comunicação do senador republicano Ted Cruz (Texas), em postagem no X na sexta-feira.

"Os Estados Unidos estão de volta, e com eles a moeda de um dólar. [Donald Trump] permanecerá para sempre como o rosto do 250º aniversário dos Estados Unidos, graças ao [Secretário do Tesouro Scott Bessent] e ao [tesoureiro Brandon Beach]", escreveu Guest, anexando uma imagem preliminar da moeda.

Na face, aparece o perfil de Trump, com "Liberty" na parte superior, "In God We Trust" no centro e as datas "1776-2026" na inferior. No verso, Trump ergue o punho sobre a bandeira americana (com o valor "$1" gravado), "Fight, Fight, Fight" na superior e "United States of America" com "E Pluribus Unum" na inferior. A imagem remete à foto de Evan Vucci (AP) após o atentado frustrado contra Trump em julho de 2024.

Beach confirmou o projeto em nota, dedicado ao 250º aniversário em 2026. "Estou ansioso para compartilhar mais informações em breve, assim que o impasse obstrucionista do governo dos Estados Unidos terminar", disse o tesoureiro indicado.

  • De acordo com o Washington Post, a legislação vigente nos EUA proíbe, em geral, representações de pessoas vivas em moedas. Além disso, a Lei de Redesenho de Moedas Colecionáveis de 2020, que autoriza cunhagens comemorativas, veta bustos ou retratos de indivíduos no verso.