Xi Jinping se reúne com Blinken
O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em Pequim, na sexta-feira, segundo a mídia estatal chinesa.
Em sua reunião com o chefe da diplomacia dos EUA, Xi lembrou que este ano marca o 45º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e os Estados Unidos, um período que ele descreveu como "um período de altos e baixos" nas relações bilaterais, do qual "muitas lições importantes" foram aprendidas.
O presidente declarou que os dois países devem ser "parceiros e não rivais", buscar um terreno comum, apesar das diferenças, e não uma "competição feroz", ao mesmo tempo em que cumprem sua palavra.
Xi evocou três princípios - "respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação mutuamente benéfica" - que não devem ser apenas um resumo da experiência passada, mas também um "guia para o futuro".
A reunião foi realizada após conversas entre o alto funcionário dos EUA e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na capital chinesa, onde Blinken chegou de Xangai.