EUA enfrentam esgotamento de fundos para arsenal nuclear durante paralisação do governo

O Secretário de Energia dos EUA chamou a situação de "incrivelmente ineficiente e simplesmente ridícula".

Em meio à atual paralisação do governo, os Estados Unidos estão enfrentando um esgotamento iminente dos recursos necessários para garantir a segurança de seu arsenal nuclear. O alerta foi dado pelo Secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, em entrevista à Fox News na sexta-feira (3).

"Estamos com aproximadamente mais oito dias de financiamento disponível para a Administração Nacional de Segurança Nuclear, que é responsável pelo nosso arsenal nuclear e pelos motores que impulsionam nossos submarinos e porta-aviões nucleares", afirmou.

De acordo com o secretário, após esse prazo, os EUA terão que "recorrer a procedimentos de emergência para lidar com a paralisação, o que colocará nosso país em risco". Wright descreveu ainda a situação como "incrivelmente ineficiente" e "simplesmente ridícula".

'Shutdown' nos EUA 

Na quarta-feira (1º), os Estados Unidos iniciaram uma paralisação do governo federal, conhecida como "shutdown", após o Congresso falhar em aprovar o financiamento provisório.

Com o impasse entre democratas e republicanos, cerca de 750 mil funcionários federais podem ter suas atividades suspensas temporariamente, enquanto setores essenciais, como defesa e segurança, continuam funcionando.