Notícias

Taxa de natalidade dos EUA cai para o menor nível em mais de 40 anos

O único grupo demográfico que teve um aumento no número de nascimentos foi o das mulheres hispânicas, com um aumento de 1% em relação a 2022.
Taxa de natalidade dos EUA cai para o menor nível em mais de 40 anos123RF

A taxa de natalidade dos Estados Unidos continua apresentando uma tendência de queda e, em 2023, o número de bebês nascidos foi 2% menor do que no ano anterior, de acordo com um novo relatório do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde do país.

As estatísticas mostram que 3,59 milhões de bebês nasceram no ano passado, cerca de 76 mil a menos do que em 2022. Isso reafirma uma tendência de duas décadas em que as mulheres norte-americanas têm menos filhos e representa o menor número anual em 44 anos, desde 1979.

O único grupo demográfico dos Estados Unidos que apresentou um aumento na taxa de natalidade foi o das mulheres hispânicas, com um aumento de 1% em relação a 2022.

De modo geral, a taxa de natalidade do país caiu 11% desde 2000. De acordo com especialistas, citados pela Bloomberg, a tendência contínua de adiar ou não ter filhos nos EUA se deve a vários fatores, incluindo a falta de licença familiar remunerada, o aumento dos custos de assistência médica, a instabilidade econômica, laboral e política, bem como os empréstimos estudantis, as mudanças climáticas e os conflitos globais.

Em novembro passado, um relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em suas siglas em inglês) dos Estados Unidos revelou que a taxa de mortalidade infantil no país aumentou pela primeira vez em duas décadas. Foi estimado que 20.538 bebês morreram em 2022, o que representou um aumento de 3% em relação aos 19.928 que morreram em 2021.