Notícias

Premiê da Polônia admite que Forças Armadas da Rússia têm moral maior que a dos aliados de Kiev

Ao comentar sobre o conflito ucraniano em uma reunião de líderes da UE, Donald Tusk reconheceu que os governos do Ocidente não têm sido determinados nem decisivos.
Premiê da Polônia admite que Forças Armadas da Rússia têm moral maior que a dos aliados de KievGettyimages.ru / Artur Widak/NurPhoto

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, admitiu na quinta-feira (2) que as Forças Armadas da Rússia têm moral mais alta que a dos aliados europeus do regime de Kiev, mencionando a "mentalidade" dos russos. A fala aconteceu durante uma reunião de líderes da União Europeia, em Copenhague, informou a mídia polonesa.

"Quero dizer, eles [russos] estão dispostos a lutar. Estão dispostos a se sacrificar. Estão dispostos a sofrer", explicou.

Enquanto comentava sobre o apoio europeu a Kiev, Tusk também admitiu que em comparação com a "vantagem psicológica" dos russos, os governos ocidentais "não têm sido suficientemente decisivos nem suficientemente determinados".

Putin critica falsa "ameaça russa"

Também na quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, teceu críticas aos governos ocidentais que tentam "convencer" a população de seus países sobre uma suposta ameaça russa.

"Eles realmente acreditam no que dizem, que a Rússia está se preparando para atacar a OTAN? E é impossível acreditar, mesmo que tentem convencer seu próprio povo", lamentou Putin.

O presidente russo também aconselhou os políticos europeus que falam sobre "ameaça russa" a se acalmarem, dormirem tranquilos e se concentrarem em seus próprios problemas.