A Rússia e o Brasil chegaram nesta sexta-feira (3) a 197 anos de relações diplomáticas. Em 3 de outubro de 1828, Fraz Borel foi nomeado o primeiro representante russo em terras brasileiras. No entanto, desde 1811 o Rio de Janeiro já contava com um consulado do país euroasiático, que foi o primeiro não só no Brasil, mas em toda América Latina.
Em nota, a Embaixada da Federação da Rússia no Brasil afirmou que as relações russo-brasileiras possuem "o caráter de uma parceria estratégica e apresentam uma dinâmica positiva estável".
A publicação pontua também que a cooperação em política externa entre os dois países baseia-se na "convergência de abordagens em relação a muitos problemas da agenda global", como o combate ao terrorismo, a proteção ambiental e a garantia da segurança internacional da informação.
De acordo com o texto, o Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia na América Latina e as duas nações têm grande interação nas áreas de tecnologia e ciência, educação, cultura e humanitária.
"Ao longo de toda a história das nossas relações bilaterais, a simpatia mútua entre os dois povos, o interesse genuíno pela história, cultura e tradições um do outro sempre permaneceram inalterados. Tudo isso contribuiu para a consolidação de laços de amizade, compreensão mútua e respeito recíproco", diz um trecho do comunicado.
A representação diplomática no Brasil pontuou ainda a "estreita cooperação" no âmbito do BRICS. Segundo o texto, Moscou e Brasília mantém contatos políticos intensos e os chefes de Estado e de diplomacia realizam reuniões e conversas por telefone com frequência.
"De todo o coração, parabenizamos os amigos brasileiros por esta nossa data comemorativa conjunta. Valorizamos a continuidade das relações com o Brasil e expressamos nosso interesse na continuação do desenvolvimento progressivo de todo o complexo de relações bilaterais", finaliza a nota.