O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (3) que o número de pessoas intoxicadas pelo consumo de metanol subiu para 113 em todo o país, sendo 11 casos confirmados e 102 em investigação.
Do total de registros, 89,4% dos contaminados estão no estado de São Paulo, com 101 casos (11 confirmados e 90 em investigação). Pernambuco registra seis casos em investigação, enquanto Bahia e Distrito Federal contabilizam dois casos cada. Além disso, há um caso em investigação no Paraná e outro no Mato Grosso do Sul.
Dessas notificações, 12 são de óbitos:
São Paulo: 1 confirmado, 8 em investigação
Pernambuco: 1 em investigação
Bahia: 1 em investigação
Mato Grosso do Sul: 1 em investigação
Às 17h16, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo atualizou seu balanço, registrando 102 casos, sendo 91 em investigação.
O Ministério da Saúde solicitou a compra de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico e manteve contato com autoridades reguladoras internacionais para viabilizar a importação do fomepizol, antídoto usado em casos de intoxicação por metanol e atualmente indisponível no Brasil. Também foi requisitada à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a doação imediata de 100 doses do medicamento.