A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entrou em contato com autoridades reguladoras internacionais para viabilizar a importação do fomepizol, medicamento usado como antídoto em casos de intoxicação por metanol e atualmente indisponível no Brasil.
"Determinamos a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico para reforçar estados e municípios no tratamento de vítimas. A Anvisa também acionou produtores e agências internacionais para adquirir Fomepizol, outro antídoto usado em casos de intoxicação", escreveu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha em sua rede X, na quinta-feira (2).
Foram consultadas dez agências, incluindo FDA (Estados Unidos), EMA (União Europeia), além das autoridades do Canadá, Reino Unido, Japão, China, Argentina, México, Suíça e Austrália. Também foi solicitado à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a doação imediata de 100 doses do antídoto.
O Ministério da Saúde atualizou nesta sexta-feira (3) o número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil, que chegou a 113. Os registros já atingem seis unidades da Federação.
O Estado de São Paulo concentra a maioria dos casos confirmados, com 11 ocorrências e outros 102 ainda em investigação. Também foram notificadas suspeitas nos Estados da Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, onde dois casos estão sob apuração.