Notícias

Brasil fará primeiro lançamento de foguete comercial entre outubro e novembro de 2025

Foguete sul-coreano partirá do CLA no Maranhão e poderá colocar satélites em órbita a 500 km.
Brasil fará primeiro lançamento de foguete comercial entre outubro e novembro de 2025Joédson Alves / Agência Brasil

A Força Aérea Brasileira anunciou que o primeiro lançamento de um foguete comercial no país está previsto para ocorrer entre os dias 13 de outubro e 7 de novembro de 2025.

Segundo informações do jornal O Globo, publicadas nesta sexta-feira (3), o foguete HANBIT-Nano, desenvolvido pela startup sul-coreana Innospace — vencedora de um edital da Agência Espacial Brasileira (AEB) — será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

O foguete, projetado pela startup Innospace, busca lançar pequenos satélites e possui 21,8 metros de altura e 1,4 metro de largura, com motor de 25 toneladas de empuxo e capacidade de carregar até 90 kg para órbitas síncronas ao Sol (SSO) a uma altitude de 500 km. 

Em maio, a AEB deu luz verde para o lançamento, que poderá ser o primeiro a ser enviado ao espaço a partir do território brasileiro.

Através de um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado pelo Brasil em 2019, a mesma companhia fez o lançamento em março de 2023 do foguete HANBIT-TLV no CLA como parte de um teste para as operações comerciais regulares que devem ter início em 2025.