Cúpula da UE em Copenhague é marcada por desavença entre Merz e Orbán - Bloomberg

O encontro reforça o descontentamento do bloco europeu como o primeiro-ministro húngaro.

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, criticou duramente seu homólogo húngaro, Viktor Orbán, por ter interrompido a discussão sobre a segurança da União Europeia durante uma cúpula em Copenhague na quarta-feira (1º), informou a Bloomberg com base em fontes anônimas.

Esse desentendimento foi mais uma demonstração do crescente descontentamento da UE com a postura de Orbán, especialmente após ele usar seu poder de veto para bloquear sanções contra a Rússia e se posicionar contra o apoio à Ucrânia.

"Foi intenso, foi uma cúpula europeia especialmente emocionante", comentou Orbán sobre o encontro, enquanto Merz preferiu não fazer declarações à imprensa.

O confronto entre os dois chanceleres ocorre em um momento delicado para a União Europeia, que enfrenta desafios crescentes na coordenação de suas políticas de defesa, especialmente diante do que percebem como uma suposta ameaça russa.

Os líderes europeus concordaram em retomar as negociações em um próximo encontro em Bruxelas daqui a duas semanas, onde a Comissão Europeia deve apresentar um plano detalhado para reforçar as defesas da UE até 2030.