Notícias

Kiev se oferece aos EUA para substituir a Rússia no fornecimento de gás e petróleo à Europa

A Ucrânia tem uma produção bem limitada de gás e petróleo, insuficientes até para atender sua demanda interna, o que torna o país dependente de importações.
Kiev se oferece aos EUA para substituir a Rússia no fornecimento de gás e petróleo à EuropaGettyimages.ru / Thierry Monasse / Contributor

As autoridades ucranianas apresentaram aos Estados Unidos uma proposta para substituir a Rússia no mercado europeu de petróleo, informou o New York Post, citando a ministra da Energia da Ucrânia, Svetlana Grinchuk, nesta quinta-feira (2).

Segundo a ministra, o plano prevê o uso dos dutos subterrâneos ucranianos para distribuir o combustível extraído no país, com base no acordo de minerais firmado com os EUA.

"A infraestrutura de gás e petróleo da Ucrânia sempre foi fundamental para a segurança energética da Europa, pois o território ucraniano servia como um ponto de trânsito da Rússia rumo à Europa, e temos uma infraestrutura de gás e petróleo muito eficiente. Os EUA e outros parceiros internacionais podem aproveitar essa infraestrutura para garantir a segurança energética da Europa, fornecendo petróleo e gás, além de utilizar o potencial de armazenamento de gás e petróleo na Ucrânia", afirmou Grinchuk.

O interesse de Washington segue desconhecido, já que o governo americano não respondeu à proposta até o momento.

  • A Ucrânia tem uma produção bem limitada de gás e petróleo, insuficientes até para atender sua demanda interna, o que torna o país dependente de importações.