
Cuba denuncia 'incursão ilegal' de caças dos EUA junto à fronteira da Venezuela

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, denunciou nesta sexta-feira (3) o sobrevoo de pelo menos cinco caças americanos sobre as águas do Mar do Caribe, próximo à costa da Venezuela.

"Denunciamos a incursão ilegal de caças americanos na região de informações de voo da Venezuela", escreveu Rodríguez em sua conta no X.
Ele afirmou que tais ações "constituem uma ameaça à paz, à segurança e à estabilidade regionais" e ressaltou que a América Latina e o Caribe são uma "zona de paz".
Reação da Venezuela
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, classificou a "presença desses vetores" próximo ao país como "um ato grosseiro", "uma provocação" e "uma ameaça à segurança da nação".
Segundo ele, trata-se de caças F-35 baseados em Porto Rico, parte de uma mobilização militar de Washington na região sob o pretexto de combater cartéis de drogas.
Agressão dos EUA no Caribe
Em agosto, a imprensa internacional noticiou destacamento militar dos EUA no sul do Caribe, para supostamente enfrentar "cartéis da droga".
Washington afirma ter bombardeado três navios na região, deixando pelo menos 17 mortos. O presidente venezuelano Nicolás Maduro afirma que seu país é alvo de uma "guerra multifacetada" orquestrada pelos EUA.
