Putin: Se outros países realizarem testes nucleares, a Rússia fará o mesmo

Durante o 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai, o presidente russo destacou a superioridade do arsenal nuclear de Moscou.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (2), durante o 22º Fórum Internacional de Discussão de Valdai, que Moscou possui o arsenal nuclear mais potente do mundo e está monitorando os planos de outros países que se preparam para testes nucleares.

"Alguns estão preparando esses testes. Nós vemos, sabemos. E, se forem realizados, faremos o mesmo", disse o chefe de Estado russo.

Putin destacou ainda a superioridade de Moscou em relação a Washington quanto à quantidade de armas nucleares e afirmou estar totalmente confiante na eficácia de seu sistema nuclear de defesa. Ele também ressaltou que as armas nucleares táticas russas são muito mais potentes do que as bombas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945.

O presidente russo também comentou sobre o futuro do Tratado de Redução de Armas Estratégicas com os Estados Unidos, indicando que, caso Washington opte por não renovar o acordo, Moscou poderá seguir o mesmo caminho. O presidente russo ressaltou que a decisão americana influenciará diretamente a postura de seu país em relação às armas estratégicas.

Ao mesmo tempo, Putin afirmou que a Rússia está aberta a negociar um novo pacto com os EUA, destacando a relevância do tratado atual como o último mecanismo formal que limita o número de armamentos ofensivos estratégicos entre as duas potências.