Notícias

Putin: as autoridades russas compreendem as ameaças para a economia, mas vão superá-las

"A experiência da ação conjunta nas condições difíceis e extraordinárias dos últimos anos nos permite enfrentar com sucesso as dificuldades externas", enfatizou.
Putin: as autoridades russas compreendem as ameaças para a economia, mas vão superá-lasSputnik / Alexey Maishev

As autoridades russas estão conscientes de "todas as dificuldades" da economia, mas vão "superá-las", afirmou esta quinta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no seu discurso no congresso da União Russa de Industriais e Empresários, realizado em Moscou.

"A experiência de ação conjunta nas condições difíceis e extraordinárias dos últimos anos nos permite enfrentar com sucesso as dificuldades externas e constitui uma base sólida para a implementação de planos estratégicos", afirmou.

Neste sentido, o mandatário destacou que, apesar "dos desafios sem precedentes" que a Rússia tem enfrentado nos últimos anos, "as tendências positivas da economia nacional são reforçadas". Segundo Putin, no final do ano passado, o PIB anual da Rússia cresceu 3,6% e "as estatísticas dos primeiros meses do ano em curso mostram que continua a apresentar boas taxas de crescimento".

Entre outras coisas, o presidente russo sublinhou que um dos objetivos estratégicos de Moscou é "aumentar a produção de bens e serviços na sua própria base tecnológica". "Não vamos produzir absolutamente tudo na Rússia. É inútil e desnecessário [...]. Mas temos que criar as nossas próprias soluções, serviços e software originais e aplicá-los na prática, especialmente em tecnologias e áreas críticas", declarou.

  • Os principais temas do evento são as principais áreas de cooperação entre o Governo e o setor empresarial em 2024, as metas e objetivos do desenvolvimento econômico da Rússia até 2030 e o papel dos negócios na sua concretização.