Notícias

Putin faz alerta sobre envio de mísseis Tomahawk dos EUA para a Ucrânia

Presidente russo afirmou que a medida marcaria uma nova etapa nas relações entre Washington e Moscou.
Putin faz alerta sobre envio de mísseis Tomahawk dos EUA para a UcrâniaRT

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou nesta quinta-feira (2) sobre as consequências que teria o possível envio de mísseis de cruzeiro Tomahawk pelos Estados Unidos para a Ucrânia. A declaração aconteceu durante discurso no 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai.

Segundo o mandatário  russo, a medida marcaria uma nova etapa na escalada do conflito com a Ucrânia e também nas relações entre Washington e Moscou.

No domingo (28), o enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia e a Rússia, Keith Kelloggdisse  o presidente Donald Trump avalia a possibilidade de ataques de longo alcance contra a Rússia, mas que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre a transferência de mísseis de cruzeiro Tomahawk para a Ucrânia.

Em entrevista à Fox News, Kellogg afirmou que, a partir das declarações de Trump, do vice-presidente J. D. Vance e do secretário de Estado, Marco Rubio, há espaço para permitir que a Ucrânia ataque a Rússia à distância e resumiu dizendo: "Acho que, se você ler o que eles disseram, a resposta será 'sim'".

Segundo Putin, o uso do modelo de armamento só seria possível com a participação direta de militares americanos, o que envolveria Washington no conflito.

No entanto, o presidente russo afirmou que a utilização dos mísseis não faria diferença no campo de batalha, tendo em vista que a Rússia conta com melhorias nos sistemas de defesa antiaérea.