
Putin descreve situação em Gaza como 'o maior cemitério infantil do mundo'

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se pronunciou sobre a situação atual na Faixa de Gaza durante o 22º Fórum Internacional de Discussão de Valdai nesta quinta-feira (2).
Em seu discurso, o mandatário russo descreveu os acontecimentos como uma tragédia humanitária sem precedentes e uma das mais devastadoras da história recente.

Putin afirmou que a Faixa de Gaza se tornou "o maior cemitério infantil do mundo", devido ao impacto devastador da violência sobre as crianças palestinas. O presidente também expressou sua preocupação com a escalada do conflito e a falta de uma solução duradoura para a paz na região.
Ele mencionou ainda o plano de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para resolver o conflito, afirmando que a iniciativa poderia servir como alicerce para o fim das hostilidades.
No entanto, Putin enfatizou que a criação de um Estado palestino independente é uma condição essencial para qualquer solução duradoura, e que a chave para um acordo depende de como os próprios palestinos enxergam essas propostas.
O presidente russo reiterou a importância de um acordo de dois Estados — Israel e Palestina — como a base fundamental para a resolução do conflito.
- O 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai faz parte na cidade russa de Sochi de 29 de setembro a 2 de outubro sob o tema "Um mundo policêntrico: guia do usuário". Mais de 140 representantes de 42 países participarão do evento internacional, entre eles Alemanha, Argélia, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, EUA, Índia, Indonésia, Irã, Cazaquistão, Malásia, Paquistão, Rússia, África do Sul e Uzbequistão.
