O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (2) que praticamente todos os países da OTAN estão em guerra contra a Rússia e que já o reconhecem abertamente. A declaração ocorreu durante o 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai.
"Há muitos países que estão em guerra contra nós. Todos os países da OTAN estão em guerra conosco. Eles nem mesmo escondem mais isso", declarou o presidente russo.
Putin destacou que os países ocidentais participam abertamente das hostilidades, fornecendo instrutores, informações de inteligência espacial e armas. O presidente também mencionou a criação, na Europa, de um centro de coordenação especial que supervisiona todas as ações das Forças Armadas da Ucrânia.
- O 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai é realizado na cidade russa de Sochi de 29 de setembro a 2 de outubro sob o tema "Um mundo policêntrico: guia do usuário". Mais de 140 representantes de 42 países participarão do evento internacional, entre eles Alemanha, Argélia, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, EUA, Índia, Indonésia, Irã, Cazaquistão, Malásia, Paquistão, Rússia, África do Sul e Uzbequistão.
OTAN é uma 'aliança defensiva'? Descubra em nosso artigo.