Putin revela como Rússia responderá à militarização da Europa

"A contraameaça, para dizer o mínimo, será muito convincente", declarou o presidente russo.

Durante sua intervenção no 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai, Vladimir Putin falou sobre a militarização da Europa, revelando como a Rússia responderá a esse processo.

"Acompanhamos de perto a crescente militarização da Europa [...] Acredito que ninguém duvida que as represálias da Rússia não tardarão a chegar [...] A contraameaça, para dizer o mínimo, será muito convincente", declarou o presidente russo.

O presidente destacou que a Rússia nunca iniciou um confronto militar, classificando-o como "insensato, desnecessário e simplesmente absurdo". "Isso nos distrai dos verdadeiros problemas e desafios", acrescentou.

Ao mesmo tempo, Putin destacou que, se algum país ou ator internacional quiser competir com a Rússia no contexto militar, que tente. "A Rússia tem demonstrado repetidamente que, quando surgem ameaças à nossa segurança, à paz e à tranquilidade dos nossos cidadãos, à nossa soberania e à nossa própria condição de Estado, respondemos rapidamente. Não há necessidade de provocar", afirmou o presidente russo, destacando que, na história da Rússia, nunca houve um caso em que um confronto militar com a Rússia não tenha terminado mal para o provocador.