Notícias

Putin revela como Rússia responderá à militarização da Europa

"A contraameaça, para dizer o mínimo, será muito convincente", declarou o presidente russo.
Putin revela como Rússia responderá à militarização da EuropaGettyimages.ru / Omar Marques

Durante sua intervenção no 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai, Vladimir Putin falou sobre a militarização da Europa, revelando como a Rússia responderá a esse processo.

"Acompanhamos de perto a crescente militarização da Europa [...] Acredito que ninguém duvida que as represálias da Rússia não tardarão a chegar [...] A contraameaça, para dizer o mínimo, será muito convincente", declarou o presidente russo.

O presidente destacou que a Rússia nunca iniciou um confronto militar, classificando-o como "insensato, desnecessário e simplesmente absurdo". "Isso nos distrai dos verdadeiros problemas e desafios", acrescentou.

Ao mesmo tempo, Putin destacou que, se algum país ou ator internacional quiser competir com a Rússia no contexto militar, que tente. "A Rússia tem demonstrado repetidamente que, quando surgem ameaças à nossa segurança, à paz e à tranquilidade dos nossos cidadãos, à nossa soberania e à nossa própria condição de Estado, respondemos rapidamente. Não há necessidade de provocar", afirmou o presidente russo, destacando que, na história da Rússia, nunca houve um caso em que um confronto militar com a Rússia não tenha terminado mal para o provocador.

  • O 22º Fórum Internacional de Discussão Valdai é realizado na cidade russa de Sochi, de 29 de setembro a 2 de outubro, sob o tema "Um mundo policêntrico: guia do usuário". Mais de 140 representantes de 42 países participarão do evento internacional, entre eles Alemanha, Argélia, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, EUA, Índia, Indonésia, Irã, Cazaquistão, Malásia, Paquistão, Rússia, África do Sul e Uzbequistão.