
Putin: 'Concordo com Trump. Conflito na Ucrânia poderia ter sido evitado'

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (2), durante discurso no 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai, que concorda com a declaração de seu homólogo norte-americano, Donald Trump, de que o conflito na Ucrânia poderia ter sido evitado.

"Permitam-me retomar o que disse o presidente Trump: ele afirmou que, se estivesse no poder, isso poderia ter sido evitado. Concordo com ele", disse o presidente russo durante seu discurso no XXII Fórum Valdai.
Putin destacou também que, nos últimos anos, o Ocidente tem se dedicado a armar a Ucrânia e colocá-la contra a Rússia.
"Durante décadas, cultivou ali um nacionalismo desenfreado e o neonazismo. No entanto, o povo da Ucrânia não vale nada para os líderes ocidentais, assim como para o regime de Kiev. Eles não têm pena dessas pessoas. Para eles, essas pessoas são material de consumo", afirmou.
Poderia ter sido diferente?
O presidente russo questionou se a relação entre Moscou e Kiev poderia ter se desenvolvido de outra forma. As hostilidades atuais talvez nunca tivessem começado "se não tivessem transformado a Ucrânia em um instrumento destrutivo nas mãos de outros, se para esse fim não tivesse sido utilizada a OTAN, que avança em direção às nossas fronteiras", afirmou.
No entanto, Putin expressou a esperança de que a "boa vontade" prevaleça gradualmente na situação em torno da Ucrânia.
"Apesar de tudo, acredito que a boa vontade prevalecerá, e não há a menor dúvida sobre isso. Acredito que também na Ucrânia estão ocorrendo mudanças gradualmente, estamos vendo isso. Por mais que lá lavem o cérebro das pessoas, ainda assim mudanças estão ocorrendo na consciência pública", concluiu.
