O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aconselhou os políticos europeus que falam sobre uma suposta "ameaça" russa a se acalmarem, dormirem tranquilos e se concentrarem em seus próprios problemas.
Putin fez a declaração nesta quinta-feira (2) durante discurso no 22º Fórum Internacional de Discussões Valdai, que acontece entre 29 de setembro e 2 de outubro na cidade russa de Sochi.
O presidente russo disse que as elites governantes da Europa "continuam fomentando a histeria", repetindo o "mantra" de que um conflito com a Rússia está se aproximando. Ele indicou que, embora seja impossível acreditar que Moscou esteja planejando atacar a OTAN, esses políticos tentam convencer seus cidadãos disso.
"Sinceramente, é isso que eu gostaria de dizer. Acalmem-se, durmam tranquilos, cuidem de seus próprios problemas. Veja o que está acontecendo nas ruas das cidades europeias", disse Putin.
O presidente citou ainda os problemas que o próprio continente europeu enfrenta, como "uma dívida maciça e uma crise crescente nos sistemas de segurança social, uma imigração descontrolada, um aumento da violência, incluindo a violência política, e a radicalização de grupos marginalizados", entre outros.
"Sabemos perfeitamente que todas as ameaças sobre os planos de ataques da Rússia, com as quais a Europa se intimida, são inventadas", enfatizou.
- O evento é realizado neste ano sob o tema "Um mundo policêntrico: guia do usuário" e conta com a participação de representantes de 42 países, entre eles Alemanha, Argélia, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, EUA, Índia, Indonésia, Irã, Cazaquistão, Malásia, Paquistão, África do Sul e Uzbequistão.