
Putin: 'Rússia demonstrou o mais alto grau de resiliência ao resistir às sanções'

Vladimir Putin declarou na quinta-feira (2) que a Rússia permaneceu resiliente às sanções impostas pelos governos ocidentais.

"Em termos de quantidade e volume das medidas punitivas impostas contra nós, que timidamente chamam de sanções, a Rússia é a recordista absoluta na história mundial", declarou no 22º Fórum Internacional de Discussão Valdai, que neste ano ocorre sob o tema "Um mundo policêntrico: guia do usuário".
Ele questionou os resultados obtidos com essas ações: "E daí? Conseguiram o que queriam? Acho que não é necessário explicar aos presentes aqui que esses esforços fracassaram completamente".
O presidente russo também afirmou que o modelo internacional baseado na submissão da maioria à minoria está em declínio.
"A Rússia demonstrou ao mundo um nível de resiliência sob pressão tão alto que poderia ter desmantelado uma coalizão inteira de Estados", pontuou
Segundo ele, a antiga estrutura de dominação ocidental está sendo substituída por uma abordagem mais cooperativa e multilateral. "Na sua base estão os acordos entre os principais atores e a consideração dos interesses de todos", disse Putin, ao defender que o novo cenário global deve se construir sobre o equilíbrio entre as partes envolvidas.
O Fórum Valdai, criado em 2004, tornou-se uma das principais plataformas de discussão sobre política internacional, com a participação regular do presidente Putin. O evento deste ano ocorre entre os dias 2 e 5 de outubro, reunindo mais de 140 especialistas de 42 países.
