Putin: Não existe nem existirá uma força capaz de governar o mundo e dizer a todos o que fazer e como respirar

As palavras do presidente russo foram proferidas no âmbito do seu discurso no XXII Fórum Internacional de Discussões Valdai.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que não existe nem existirá no mundo "uma força" capaz de ditar ao mundo o que e como deve ser feito.

"O poder dos Estados Unidos e seus aliados atingiu seu apogeu no final do século XX. Não existe nem existirá uma força capaz de governar o mundo, de ditar a todos o que e como fazer, como respirar", disse o mandatário durante seu discurso no XXII Fórum Internacional de Discussões Valdai.

Ao mesmo tempo, Putin destacou que "houve tentativas [nesse sentido], mas todas fracassaram". Nessa linha, o líder russo afirmou que "os países ocidentais sucumbiram à tentação do poder absoluto", porém, "ninguém no mundo está disposto a se reger por regras estabelecidas do outro lado do oceano". Por isso, é preciso levar em conta as particularidades das civilizações dos diferentes países e buscar "pontos de contato e coincidência de interesses".

O XXII Fórum Internacional de Discussões Valdai é realizado na cidade russa de Sochi, de 29 de setembro a 2 de outubro, sob o tema "Um mundo policêntrico: guia do usuário". Mais de 140 representantes de 42 países participarão do evento internacional, entre eles Alemanha, Argélia, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, EUA, Índia, Indonésia, Irã, Cazaquistão, Malásia, Paquistão, Rússia, África do Sul e Uzbequistão.