Notícias

Lula e Trump negociam reunião na Ásia, aponta Bloomberg

A cúpula da ASEAN na Malásia, a partir de 26 de outubro, é vista como terreno neutro ideal por autoridades anônimas brasileiras citadas pelo veículo.
Lula e Trump negociam reunião na Ásia, aponta BloombergGettyimages.ru / Wagner Meier / Win McNamee

O Brasil considera a cúpula da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia a partir de 26 de outubro, o local ideal para uma reunião presencial entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, presidente dos EUA, informou a Bloomberg na quarta-feira (01).

Autoridades brasileiras anônimas citadas pelo veículo destacam o evento como oportunidade neutra, longe da Casa Branca ou Brasília. Um porta-voz da Casa Branca confirma que as negociações prosseguem.

Trump ainda não oficializou presença, mas deve visitar a Malásia em viagem à Ásia, incluindo Japão e Coreia do Sul. Lula chega a Kuala Lumpur após visita à Indonésia, visando laços comerciais regionais.

  • Na última segunda-feira (29), o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, comentou que não há detalhes concretos sobre o cronograma ou o estilo da conversa entre os dois chefes de Estado, mas expressou confiança no avanço das negociações.
  • Durante sua fala na Assembleia Geral da ONU, em 23 de setembro, Trump mencionou a necessidade de um encontro na semana seguinte com Lula para discutir as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, em resposta ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro