Sete mil pessoas de países com tradição budista participaram do 3º Fórum Budista Internacional, realizado em Elista, capital da Calmúquia, entre 25 e 28 de setembro.
O encontro reuniu representantes de países como Brasil, China, Índia, Nepal, Mianmar, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, entre outros.
"O Fórum Budista Internacional é um evento que reúne representantes budistas do mundo todo para discutir questões atuais relacionadas ao desenvolvimento do budismo, da cultura, da filosofia e da prática budistas, bem como para fortalecer a cooperação internacional entre organizações budistas em diferentes países", diz o comunicado oficial.
Onde fica a Calmúquia?
A República da Calmúquia fica no sul da Rússia, integrada ao Distrito Federal do Sul. Com o mar Cáspio ao sul, faz divisas com as províncias de Astrakhan, Rostov, Volgogrado, com o Daguestão e com o território de Stavropol.
Quem são os сalmucos?
Os сalmucos são um povo da Federação Russa, descendentes das tribos Oirat, da Mongólia Ocidental. Segundo dados históricos, os tribos protomongóis e mongóis conheceram os ensinamentos do Buda em três ondas. A primeira onda começou com a disseminação desses ensinamentos para a Ásia Central já no século I d.C., chegando lá através dos sogdianos, kuchans e khotaneses. A segunda onda chegou à Mongólia nos séculos XII a XIV, durante o período em que o Império Mongol era governado pelos filhos e netos de Genghis Khan. A terceira onda do budismo se espalhou para as estepes mongóis a partir do Tibete após a queda da Dinastia Yuan em meados do século XV.
O principal templo budista
O principal templo budista da República da Calmúquia é a Morada Dourada do Buda Shakyamuni. Com 64 metros de altura, é o mais alto templo budista da Rússia e da Europa. Ele abriga uma relíquia budista única, a arira do Buda Shakyamuni, trazida do Sri Lanka em 2011 e um broto da árvore Jaya Sri Mahabodhi, considerado descendente direto da Árvore Bodhi.
Literatura
O patrimônio literário budista dos calmucos reúne mais de 4 mil obras que abrangem filosofia, rituais, medicina, astrologia, filologia, geografia, história do budismo, épicos e literatura secular.