Notícias

Conheça a Calmúquia, a república russa que é símbolo da cultura budista

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a capital Elista sediou o 3º Fórum Budista Internacional, que contou com convidados de países como Brasil, China, Índia, Nepal, Mianmar, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, entre outros.
Conheça a Calmúquia, a república russa que é símbolo da cultura budistaServiço de Imprensa da República da Calmúquia

Sete mil pessoas de países com tradição budista participaram do 3º Fórum Budista Internacional, realizado em Elista, capital da Calmúquia, entre 25 e 28 de setembro.

O encontro reuniu representantes de países como Brasil, China, Índia, Nepal, Mianmar, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, entre outros.

"O Fórum Budista Internacional é um evento que reúne representantes budistas do mundo todo para discutir questões atuais relacionadas ao desenvolvimento do budismo, da cultura, da filosofia e da prática budistas, bem como para fortalecer a cooperação internacional entre organizações budistas em diferentes países", diz o comunicado oficial.

Onde fica a Calmúquia?

A República da Calmúquia fica no sul da Rússia, integrada ao Distrito Federal do Sul. Com o mar Cáspio ao sul, faz divisas com as províncias de Astrakhan, Rostov, Volgogrado, com o Daguestão e com o território de Stavropol.

Quem são os сalmucos?

Os сalmucos são um povo da Federação Russa, descendentes das tribos Oirat, da Mongólia Ocidental. Segundo dados históricos, os tribos protomongóis e mongóis conheceram os ensinamentos do Buda em três ondas. A primeira onda começou com a disseminação desses ensinamentos para a Ásia Central já no século I d.C., chegando lá através dos sogdianos, kuchans e khotaneses. A segunda onda chegou à Mongólia nos séculos XII a XIV, durante o período em que o Império Mongol era governado pelos filhos e netos de Genghis Khan. A terceira onda do budismo se espalhou para as estepes mongóis a partir do Tibete após a queda da Dinastia Yuan em meados do século XV.

O principal templo budista

O principal templo budista da República da Calmúquia é a Morada Dourada do Buda Shakyamuni. Com 64 metros de altura, é o mais alto templo budista da Rússia e da Europa. Ele abriga uma relíquia budista única, a arira do Buda Shakyamuni, trazida do Sri Lanka em 2011 e um broto da árvore Jaya Sri Mahabodhi, considerado descendente direto da Árvore Bodhi.

Literatura

O patrimônio literário budista dos calmucos reúne mais de 4 mil obras que abrangem filosofia, rituais, medicina, astrologia, filologia, geografia, história do budismo, épicos e literatura secular.