Notícias

Trump explica como enfrentará a paralisação do governo

O presidente dos Estados Unidos afirmou que essas medidas poderiam economizar bilhões de dólares.
Trump explica como enfrentará a paralisação do governoAP / Alex Brandon

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quinta-feira (02) aos republicanos a "aproveitarem o fechamento forçado" do governo pelos democratas para promover cortes e reformas internas. Segundo sua mensagem, essa situação representa uma oportunidade para eliminar o que ele classificou como "elementos inúteis, desperdício e fraude" dentro da administração pública.

Trump afirmou que essas medidas poderiam economizar bilhões de dólares e vinculou essa postura ao seu slogan político "Vamos tornar os Estados Unidos grandes novamente".

Suas declarações foram feitas em meio ao chamado "shutdown" do governo federal, que mantém partes do governo paralisadas. O fechamento ocorreu na madrugada desta quarta-feira, após não ter sido alcançado um acordo entre democratas e republicanos para o financiamento provisório.

A medida, que entrou em vigor imediatamente, implica a suspensão temporária de cerca de 750.000 funcionários federais e a cessação das atividades de agências destinadas a serviços como educação ou meio ambiente. Anteriormente, Trump alertou que, se a situação se prolongasse, milhares de funcionários poderiam ser demitidos.