
Mauro Vieira diz que Brasil apoia plano de paz para Gaza anunciado por Trump

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo brasileiro apoia o plano de paz apresentado pelos Estados Unidos na última segunda-feira (29) sobre o conflito na Faixa de Gaza. A declaração ocorreu durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

No início da semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um pacote de medidas que encerrariam o conflito. O documento, composto por 20 pontos, prevê o "fim imediato da guerra se ambos os lados concordarem".
Segundo o chanceler brasileiro, os principais pontos da proposta de Trump estão alinhados com as posições do Brasil sobre o conflito no Oriente Médio.
"O objetivo do plano é justamente o que nós sempre defendemos desde o início do conflito, quando inclusive ainda estávamos no Conselho de Segurança. Apresentamos resoluções nesse sentido, que foram, na ocasião, vetadas por um país membro", afirmou.
O chanceler afirmou ainda que o plano contempla temas como respeito aos direitos humanos e a ajuda humanitária, que são considerados prioritários pela atual gestão da diplomacia brasileira.
"Tudo isso está dentro das nossas linhas políticas. Sem dúvida nenhuma, o Brasil aplaude a iniciativa, e fazemos votos de que ela surta efeitos e seja aceita por todas as partes", concluiu.

