EUA enviam aeronaves antissubmarinas para fronteira da Rússia com a Noruega

Aviões P-8 Poseidon foram enviados ao país nórdico com o objetivo de fortalecer a presença militar dos EUA na região no âmbito da OTAN.

Os Estados Unidos enviaram aeronaves P-8 Poseidon, capazes de caçar submarinos e realizar missões de espionagem, para a fronteira da Rússia com a Noruega, reporta a agência de notícias Newsweek.

Este movimento faz parte de uma estratégia mais ampla dos Estados Unidos para reforçar a posição da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na região em um contexto de intensificação das tensões geopolíticas e uma política defensiva mais agressiva. 

O analista de inteligência de fontes abertas OSINTtechnical supôs a localização das aeronaves militares com base em imagens de satélite postadas na rede social X. Ele indicou que provavelmente havia de dois a três P-8 estacionados no terminal militar do Aeroporto de Gardermoen, em Oslo, em 23 de setembro de 2025.

Segundo o analista, os dados de rastreamento de voo (ADS-B) confirmaram os números de identificação das aeronaves (AE67C2 e AE67D3), embora os números das caudas ainda não tenham sido revelados. Essas aeronaves, que são amplamente usadas pela Marinha dos EUA para patrulhamento e operações de coleta de inteligência, são essenciais para monitorar atividades navais e submarinas na região do Báltico.

Um representante das Forças Armadas norueguesas reafirmou à imprensa local que vários P-8 estavam presentes no Aeroporto de Gardermoen com o objetivo de apoiar a "atividade de um aliado". Esse apoio é parte de uma colaboração mais ampla entre os aliados da OTAN para aumentar a presença militar na região.