Notícias

Arce para a RT: Os BRICS são "a melhor aposta que podemos fazer"

"A Bolívia tem muito a contribuir com seus recursos naturais, mas o intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento também é importante entre os países", disse ele.
Arce para a RT: Os BRICS são "a melhor aposta que podemos fazer"Gettyimages.ru / Pedro Rances Mattey / Anadolu

O presidente da Bolívia, Luis Arce, que participou da 23ª cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América - Acordo Comercial dos Povos (ALBA-TCP) na quarta-feira, deu uma entrevista ao nosso canal.

"Nós propusemos que a Bolívia faça parte do BRICS. É uma grande oportunidade para nossos países", disse Arce, acrescentando que "a Bolívia tem muito a contribuir com seus recursos naturais, mas também o intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento é importante entre os países". "Portanto, acho que é a melhor aposta que podemos fazer", disse ele.

"Um mapa político diversificado"

Com relação ao panorama político atual na América Latina, o presidente boliviano disse que hoje a região está "enfrentando um mapa político diverso". "Evidentemente, ainda persistem, e essa é a boa notícia, governos progressistas que querem melhorar a qualidade de vida em seus países, respeitando sua soberania e o direito de se beneficiar de seus recursos naturais", disse ele.

No entanto, Arce acrescentou que "há também outros governos que estão colocando a paz da região em risco com certas ações que não estão de acordo com a vida pacífica" da América Latina.

De acordo com o mandatário, os países da região "sempre respeitaram" o fato de que as Ilhas Malvinas fazem parte da Argentina. "E agora vemos o atual presidente argentino [Javier Milei] concordando com aqueles que na época contribuíram para a perda das Ilhas Malvinas", disse ele.