
Governo dos EUA entrará em paralisação após Congresso não aprovar orçamento

O governo dos Estados Unidos entrará em paralisação a partir de 00:01 desta quarta-feira (1º), após um impasse político no Congresso impedir a aprovação de um projeto orçamentário para estender o financiamento federal.
O Senado não conseguiu aprovar o projeto de lei orçamentário apresentado pelos democratas, após intensos debates com os republicanos. A proposta recebeu 47 votos a favor e 53 contra, abaixo dos 60 necessários para avançar, praticamente garantindo a paralisação de serviços considerados não essenciais.
Uma segunda proposta, desta vez apresentada pelos republicanos, também fracassou. O texto obteve 55 votos a favor e 45 contra, novamente insuficiente para manter o governo em funcionamento, aproximando os Estados Unidos de uma paralisação à meia-noite.

Mesmo que os senadores tentem aprovar um novo texto antes do prazo final da meia-noite, o projeto ainda precisaria passar pela Câmara, que atualmente não está em sessão, o que consolida a perspectiva de paralisação, informou a imprensa.
A partir de quarta-feira, atividades como viagens aéreas e a divulgação do relatório mensal de empregos podem ser interrompidas, enquanto apenas serviços essenciais, como segurança pública e serviços de emergência, permanecerão em funcionamento.
O governo dos Estados Unidos enfrentou sua última paralisação entre 2018 e 2019, durante o primeiro mandato de Donald Trump, quando um impasse sobre políticas de imigração deixou o Executivo paralisado por 35 dias. Na ocasião, o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO), órgão apartidário, estimou que a medida custou cerca de US$ 3 bilhões à economia americana, equivalentes a 0,02% do Produto Interno Bruto (PIB).
