
Zakharova comenta plano de paz de Trump para Gaza

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, respondeu a perguntas da imprensa sobre o plano de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para alcançar a paz na Faixa de Gaza.
"Acreditamos que qualquer medida e iniciativa nesse sentido merece ser apoiada", afirmou nesta terça-feira (30), relembrando que a Rússia "sempre chamou por um cessar-fogo imediato e um fim ao derramamento de sangue em Gaza".

Segundo Zakharova, o sucesso do plano pode abrir caminho para a reconstrução da infraestrutura de Gaza, quase totalmente destruída pelos conflitos recentes, e permitir a retomada de um diálogo construtivo entre Israel e Palestina sobre um acordo político abrangente, com base no direito internacional reconhecido.
O plano de Trump prevê cessar-fogo, liberação de reféns e de todos os detidos, retirada gradual das forças israelenses, levantamento do bloqueio e acesso humanitário supervisionado por agências internacionais reconhecidas. Países árabes importantes e líderes muçulmanos expressaram apoio, enquanto que a Autoridade Nacional Palestina declarou estar pronta para cooperar com todos os parceiros. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também recebeu o plano positivamente.
