Bárbara Marques, cineasta brasileira de 38 anos, é natural de Vitória, no Espírito Santo, e formada em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Vive em Los Angeles desde 2018, onde atua como diretora, atriz e produtora.
Entre seus trabalhos, dirigiu o curta Cartaxo em 2019, além das produções Love, vencedor de melhor documentário no Filmae Film Festival de Brasília, e Pretas, ambos de 2023, exibido no Los Angeles Brazilian Film Festival.
Bárbara é sobrinha da atriz, escritora e cantora capixaba Elisa Lucinda, conhecida por atuações em novelas como Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida e, mais recentemente, interpretou a personagem Marlene, em Vai na Fé.
O que aconteceu?
A cineasta foi detida em 16 de setembro em Los Angeles pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) durante uma audiência sobre a obtenção de seu green card, documento que a garante residência permanente no país.
Segundo relatos de seu marido, Tucker May, publicados em redes sociais, a detenção ocorreu por conta de uma audiência perdida em 2019, da qual Bárbara nunca havia sido notificada. O casal se casou em abril deste ano.
"Ao final do que nos disseram ter sido uma reunião bem-sucedida, o policial usou a desculpa de uma copiadora quebrada para induzi-la a se afastar do nosso advogado. Uma vez separada de seu advogado, ela foi presa", relatou Tucker May.
Atualizações
Desde então, Tucker tem relatado a dificuldade em obter informações sobre a esposa, especialmente depois que o centro de detenção de Adelanto, na Califórnia, impediu a brasileira de se comunicar com sua advogada.
Na segunda-feira (29), ele voltou a se pronunciar sobre a situação de Bárbara, denunciando que ela "está sendo submetida a um tratamento desumano".
"Sabemos onde ela está agora. Está detida em um campo de detenção na Louisiana. Após quase três dias de viagem algemada, com períodos de mais de 12 horas sem comida ou água e com pouco ou nenhum sono, ela não conseguiu uma cama nesta unidade", relatou o norte-americano.
Família desesperada
Elisa Lucinda afirmou nas redes sociais que a família está "na expectativa da decisão do juiz em favor dela, como primeiro resultado processual". A atriz também agradeceu o carinho de todos que se comoveram com a história da brasileira.
Já a psicóloga Mônica Patrícia, irmã de Bárbara Marques, ressaltou a confiança no trabalho da defesa e afirmou que todos os documentos exigidos pelas autoridades de imigração foram devidamente entregues.
"O advogado que atua na causa interpôs um recurso para defesa dos direitos da Bárbara, uma vez que ela seguiu todos os trâmites legais e apresentou aos órgãos competentes todos os documentos necessários para emissão do 'green card'. Sendo assim, aguardamos, com muita confiança na justiça, uma decisão judicial", declarou Mônica.