Notícias

Saiba os riscos a longo prazo do consumo de álcool

O estudo publicado no site da Universidade de Oxford também encontrou relação entre predisposição genética ao alcoolismo e risco de demência.
Saiba os riscos a longo prazo do consumo de álcoolGettyimages.ru / Jacob Wackerhausen

Um estudo, publicado recentemente no site da Universidade de Oxford e conduzido pelo Departamento de Saúde da População da instituição, avaliou os efeitos do consumo de álcool em variados níveis.

A pesquisa concluiu que qualquer quantidade de bebida aumenta os riscos de demência, contrariando a ideia de que doses baixas ou moderadas poderiam trazer benefícios à saúde.

Enquanto a observação indicava que o consumo moderado não oferecia riscos adicionais e até poderia reduzir a chance de demência em comparação com a abstinência ou o uso elevado, a análise genética apontou resultado oposto.

O levantamento genético mostrou que o aumento do consumo de álcool, em qualquer dose, está associado a um maior risco de demência. Não houve evidência de que a bebida possa oferecer algum tipo de proteção.

O estudo também encontrou relação entre predisposição genética ao alcoolismo e risco de demência. Segundo os dados, dobrar a probabilidade genética de desenvolver transtornos relacionados ao álcool eleva em 16% as chances de demência. Já triplicar o consumo semanal aumenta o risco em 15%.