Em vídeo reproduzido na abertura da 5ª CNPM (Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres) ocorrido em Brasília (DF) na segunda-feira (29), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) declarou que o impeachment de 2016 constituiu um "golpe profundamente injusto" contra a democracia brasileira.
O evento, que contou com aproximadamente quatro mil participantes, sinaliza o retorno das conferências nacionais após um intervalo de nove anos. A última CNPM foi em 2016 durante o processo de impeachment da ex-presidente.
"Lembro que a abertura da 4ª Conferência foi meu último compromisso oficial antes do golpe profundamente injusto contra a nossa democracia. Mas a história mostrou que resistir vale a pena", declarou Dilma.
No vídeo, gravado na China nas dependências do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, órgão que é presidido pela petista, ela afirmou que, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de volta ao cargo, renasceu "a esperança", bem como que a igualdade de gênero é condição para que o Brasil seja justo, forte e verdadeiramente soberano.